Revisando a história dos Judeus H e P

Édito de Expulsão
Os Judeus Hispano-Portugueses são originalmente descendentes de Conversos, ou seja, dos judeus convertidos ao Cristianismo, cujas descendentes, mais tarde, deixaram a Península Ibérica e voltaram ao judaísmo.

 Segundo o Dr.David Rabeeya, na cultura sefardita, o realismo sempre prevaleceu sobre o idealismo. Sendo estranha a prática do martírio. Assim, em momentos de grandes perseguições,optavam a conversão, para salvaguardar  suas vidas, a fim de, na primeira, oportunidade voltarem a fé de seus antepassados.

O apoio dos judeus não convertidos aos conversos em suas praticas cripto-judaicas, impediram uma real integração ao seio da comunidade cristã, deveras o motivos apontado como estopim para Expulsão dos Judeus da Espanha em 1492.

A maioria dos judeus conversos, como os não conversos, optaram pelo exílio, sendo que muitos deles atravessaram a fronteira para Portugal.

Portagem


Em Portugal, os judeus tiveram a opção do exílio à conversão em 1497, Sendo que a grande maioria, preferiu o Exílio, se dirigindo aos portos do país.
Porém o destino que os esperava era outro, foram impedidos de sair do país, sendo obrigados a conversão, para continuarem vivos.

Assim, mais uma vez, o espírito Sefardita do Realismo ao invés do Idealismo, foi peça fundamental na preservação da vida dos judeus, para em uma próxima oportunidade, voltarem a uma vida judaica.

Por está razão, o cripto-judaismo foi muito mais prevalecente em Portugal do que na Espanha, apesar de muitas dessas famílias serem de origem Espanhola.





Raymond of Peñafort, Summa, lib. 1 p.33, citing D.45 c.5.

David Rabeeya, A Sephardic Answer to Modern Jewish
Identity.(www.zeek.net/804rabeeya)