Déguisés Juifs : Os Judeus Conversos na França

Em Vermelho: Onde concentrou-se os Judeus H&P

Entre os fins do século XVI e inicio do XVII, os judeus conversos, em sua fuga da intolerância Ibérica, encontraram refúgio, além dos Pirineus, fixando-se na França.

Os grandes centros dos Judeus Portugueses na França foram: Saint-Jean-de-Luz, Tarbes, Bayonne, Bordeaux, Marselha e Montpellier.

 


Bayonne
Diferentemente dos Países Baixos, e de algumas Repúblicas na Itália, onde os conversos  não exitaram em assumir sua condição de Judeus perante a sociedade,  na França católica, com receio de represárias, inicialmente preferiram manter-se criptojudeus, salvaguardando-se das perseguições outrora sofridas em Portugal.

Assim, como em Portugal, na França viveram uma vida dupla, casando-se na Igreja e batizando seus filhos como católicos, porém em segredo, circuncidava-os, reuniam-se para Sabá (Chabáth), e demais  Festas, praticando o tanto quanto podiam.



Os privilégios aos Criptojudeus portugueses na França, foram concedidos pelo Rei Henrique II em Carta-Patente no ano de 1550, e confirmado em 12 de Novembro de 1580, pelo Rei Henrique III da França.

Somente dessa forma, foram-lhes garantidas a segurança necessária,  à tanto almejada, na contrução de suas vidas nesse novo país.

Esnoga de Bayonne


 Por ordens do Rei Luiz III de França, os Conversos de Bayonne, foram mandados para os subúrbios de St. Espirit, onde mais tarde voltaram abertamente ao judaísmo. O mesmo ocorreu entre os conversos residêntes em Peyrehorade, Bidache, Orthez, Biarritz e St. Jean de Luz.

Em 1640, centenas de Conversos já viviam abertamente o Judaismo e  abriam suas Esnogas como em  St. Jean de Luz.


Interior da Esnoga de Bayonne
Na França pré-revolucionária, os judeus portugueses estavam entre as três comunidades judaicas toleradas, ao lado de uma  asquenazi na Alsácia-Lorena, e a dos judeus do antigo enclave Papal do Condado Venassino, que inicialmente teve o rito provençal, mas devido a incorporação do Condado pela França, adotaram o rito H&P.



Em nossos dias ainda existem Comunidades do Rito H&P,  em cidade como Bordeaux, Bayonne e Paris.

Embora, pouco a pouco, venha sendo adaptada as necessidades dos judeus originários do Norte da África, hoje maioria na França.